Ambiente, Qualidade e Segurança

Notícias 

Concluiu-se no passado dia 26 de Fevereiro de 2015 o Diagnóstico, avaliação e plano de ação ambiental e energética às instalações da Assembleia da República.

Este estudo visou caracterizar o cenário atual de desempenho ambiental e energético dos vários edifícios da Assembleia da República, com vista a traçar um plano de ação com diretrizes estratégicas que permitam maximizar o desempenho atual.

O estudo realizado consistiu na caracterização ambiental dos edifícios e na caracterização energética dos usos significativos de energia, estabelecendo uma correlação entre os consumos verificados e o desempenho das instalações. Deste modo foi possível quantificar, através de indicadores de eficiência energética os consumos, bem como definir medidas com viabilidade técnico-económica que visem o aumento da eficiência energética e/ou a redução da fatura de energia e simultaneamente melhorar o desempenho ambiental da Assembleia da República. O resultado final deste estudo, para além das várias ações e planos de investimento associados, contribuirá também para uma redução significativa das pegadas Hídrica e de Carbono da Assembleia da República.

Foi renovado em 2015 o contrato entre a Gare Intermodal de Lisboa e a Marma para a prestação de serviços de Operação e Manutenção das instalações técnicas e equipamentos da Estação do Oriente, em Lisboa. Este contrato, iniciado em 1998, é considerado o contrato mais emblemático da empresa. Com uma equipa altamente especializada e em perfeita sintonia com o cliente, a Marma procura inovar e melhorar continuamente as suas atividades com vista a assegurar os elevados índices de desempenho que a caracterizam.

A MARMA viu reconhecido o seu trabalho em matéria de Qualidade, Segurança e Ambiente ao ter recebido, por parte da equipa auditora da APCER, a recomendação de manutenção das certificações segundo os referenciais NP EN ISO 9001 (Qualidade), NP EN ISO 14001 (Ambiente) e NP 4397/OHSAS 18001 (Segurança e Saúde no Trabalho).